LAITAKAUPUNGIN VALOT

Realizador: Aki Kaurismäki
Actores: Janne Hyytiäinen / Maria Järvenhelmi
Origem: Finlandia / Alemanha / França
Ano: 2006

Luzes no Crepúsculo (Lights in the Dust) conclui uma triologia iniciada em "Nuvens Passageiras" sobre o desemprego, seguido do tema desalojamento em "Um Homem sem Passado" e finalmente este filme sobre solidão.

O protagonista, Koistinen (Janne Hyytiäinen), é um vigilante nocturno que procura, num meio envolvente hostil e dificil, o seu lugar ao sol, no entanto, a indiferença geral e a mecanizada sociedade sem rosto, unem-se para destruir qualquer modesta esperança. Um grupo de mafiosos, explora a sua sede de amor e a sua profissão, com a ajuda duma mulher fria e calculista. Planeiam um roubo, onde o único acusado é Koistinen, ficando deste modo sem emprego, sem liberdade e sem sonhos!

É um filme onde a amargura da solidão é o pano de fundo, contudo, aqui e ali, surgem momentos de um humor caústico e corrosivo de almas mais românticas. Trata-se duma crítica às socidades comtemporâneas, onde não há lugar ao humanismo, onde vivem cada vez mais pessoas em espaços mais cosmopolitas, mas menos humanamente comunitários. É nitidamente um filme mais intelectual do que comercial, onde se deixa espaço à reflexão enquanto se vai assistindo ao desenrolar da película.

Sem comentários: