Realização: Cristian MungiuActores: Anamaria Marinca / Laura Vasiliu / Vlad Ivanov
Origem: Roménia
Ano: 2007
4 Meses, 3 Semans e 2 dias retrata um episódio na vida de Otília (Anamaria Marinca) e Gabita (Laura Vasiliu), duas estudantes universitárias romenas que compartilham o mesmo quarto, num dormitório estudantil. Esse episódio, é a realização de um aborto clandestino, que acontece num quarto de hotel, alugado propositadamente para o efeito por Otília, que só pretende ajudar a sua amiga! Para a feitura do aborto contactam um tal de Sr. Bebe (Vlad Ivanov), o qual sem qualquer tipo de escrupulos, usa como moeda de pagamento, a violação sexual de Gabita.
Um filme que foge aos parametros do cinema dito de massas, mas que, na minha opinião, deve ser visto! devido a vários e diferentes motivos: pelo tema abordado, pela forma de filmar e pelas interpretações.
O tema é abordado duma forma quase marginal, ou seja, a enfase não é dada à personagem que faz o aborto, Gabita, como seria mais óbvio, mas pelo contrário, toda a trama se desenrola em redor de Otília, sem que no entanto a angústia relativamente à questão do aborto desapareça ou esmoreça. Revela uma enorme sobriedade do realizador, já que em momento algum julga, condena ou crítica qualquer um dos intervenientes em cena, deixa livre esse caminho tão mais fácil!
Este filme, também prova que não é necessário existir um guião repleto de frases e diálogos, para passar ao público ideias e/ou emoções fortes, que nos marcam e que porventura nos diferenciam uns dos outros ... e isto tudo com muito poucos recursos cinematográficos.
A forma de filmar é perturbadora (talvez propositadamente tendo em conta o tema), pois que, a aproximação das câmaras às personagens intimida e dá uma maior visibilidade ao sofrimento contido nelas, principalmente à Otília, cujo desempenho é irrepreensível... um filme de sofrimento que só se conta uma vez, porque todos os grandes sofrimentos não se revisitam... calam-se!
Sem comentários:
Enviar um comentário