TROPA DE ELITE

Realização: José Padilha
Actores: Wagner Moura / Caio Junqueira / André Ramiro
Origem: Brasil
Ano: 2007

É um olhar intenso e surpreendente sobre as notórias favelas do Rio de Janeiro, os bairros de lata voláteis nas orlas da cidade. O filme desenrola-se em 1997 e apresenta uma visão intimista sobre a vasta e intrincada teia de corrupção da cidade.

As milícias traficantes de droga têm controlo virtual dentro das favelas enquanto a polícia enceta as suas iniciativas criminosas no exterior. A força de elite BOPE (Batalhão de Operações Especiais) combate o tráfico de drogas – mas manter a ordem tem o seu preço. As suas acções tornam difícil a distinção entre o bem e o mal e entre a justiça e a vingança.

Enquanto o Capitão da Força BOPE, Nascimento (Wagner Moura), é confrontado com uma dura crise: para além da pressão da luta existente nas zonas de guerra, a sua mulher está prestes a dar à luz o seu primeiro filho pelo que tem de encontrar um substituto e treiná-lo rapidamente para escapar à violência diária.

Dois dos novos recrutas da força, Neto (Caio Junqueira) e Matias (André Ramiro), são amigos de infância: um é rápido no gatilho para manter a ordem e o outro recusa-se a comprometer os seus ideais. Juntos são o substituto perfeito. Separados poderão não conseguir sobreviver...

Um filme naturalmente violento demonstrativo duma realidade social brasileira, os meandros do tráfico de droga nos bairros de lata (favelas), para quem viu "A cidade de Deus" não surpreende ... é para ser visto num dia de sangue frio ... senão pode ser preturbador e tirar o sono! :-P

Sem comentários: