VA, VIS ET DEVIENS

Realizador: Radu Mihaileanu
Actores: Yaël Abecassis / Roschdy Zem / Moshe Agazai
Origem: França / Bélgica / Israel / Itália
Ano: 2005

1984. Milhares de africanos oriundos de 26 países devastados pela fome encontram-se nos campos do Sudão. Numa iniciativa conjunta de Israel e dos Estados Unidos, é levada a cabo uma acção - a acção Moisés - para levar os milhares de Judeus etíopes para Israel. Uma mãe cristã obriga então o seu filho a declarar-se judeu para o salvar da fome e da morte. O rapaz chega à Terra Santa. Declarado órfão, é adoptado por uma família francesa sefardita que vive em Telavive. Vive no medo que o seu segredo, a sua dupla-mentira sejam descobertos: ele não é nem órfão, nem judeu, é apenas negro.

Ele vai descobrir o amor, a cultura ocidental, o judaísmo, mas também a guerra e o racismo dos territórios ocupados. Vai tornar-se judeu, francês, israelita... uma verdadeira torre de Babel. Mas ele nunca esquecerá a sua verdadeira mãe, que ficou sozinha nos campos e que ele sonha um dia poder reencontrar.

... e quanto a mim, subscrevo o seguinte comentário/opinião: "Um fresco comovedor e muito inteligente que mistura História com o destino individual de um rapaz. Através da epopeia de vinte anos do jovem herói, Schlomo, o cineasta aborda questões como a identidade, a integração, o racismo, e o amor." in Le Figaroscope

Sem comentários: