JOSÉ E PILAR

Realização: Miguel Gonçalves Mendes
Origem: Portugal
Ano: 2009

"A Viagem do Elefante, o livro em que Saramago narra as aventuras e desventuras de um paquiderme transportado desde a corte de D. João III austriaco Arquiduque Maximiliano, é o ponto de partida para José e Pilar, filme de Miguel Gonçalves Mendes que retrata a relação entre José Saramago e Pilar del Rio.

Mostra do dia-a-dia do casal em Lanzarote e Lisboa, na sua casa e em viagens de trabalho por todo mundo, José e Pilar é um retrato surpreendente de um autor durante o seu processo de criação e da relação de um casal empenhado em mudar o mundo, ou pelo menos, em troná-lo melhor.

José e Pilar revela um Saramago desconhecido, desfaz ideias feitas e prova que o génio e simplicidade são compatíveis. José e Pilar é um olhar sobre a vida de um dos grandes criadores do século XX e a demonstração de que, como diz Saramago "tudo pode ser contado de outra maneira" ".

Trata-se de um excelente documentário que mostra, sem pudor, um homem em final de vida, que sente e sabe disso, duma forma bastante lúcida, mas obstante disso, vive esse final com uma devoção pela vida, sabendo que após a morte não existe mais nada. É um documentário que me enterneceu e que me fez pensar que provavelmente esta será uma das melhores maneiras de morrer com dignidade, contudo isto só está ao alcance de muito poucas vidas! ... para terminar, não podia ter sido melhor a escolha de Noiserv para musica principal do documentário!



1 comentário:

Anónimo disse...

Sugestao, poderias colocar um post sobre sugestão de filmes, ou filmes mais complexos como:

- Memento
- Inception
(um dos melhores filmes que vi e mais controversos.. que mais polemica causou)

- Donnie Darko
_ Vanila Sky


entre outros, porque são filmes magestosos exelentes dificeis de perceber, que geram debate...)

abraço
Sem Nick