deUSYNLIGE

Realização: Erik Poppe
Actores: Pal Sverre Valheim Hagen / Trine Dyrholm / Ellen Dorit Petersen
Origem: Noruega / Suécia / Alemanha
Ano: 2008

"Troubled Water" (Águas Agitadas) é um filme que conta um episódio da vida de Jan Thomas, no seu último dia de prisão é espancado por parte dos seus colegas de cadeia e mergulhado em àgua a ferver. Contudo pode até pode considerar uma sorte não ter sido pior, visto ter sido acusado de assassínio de crianças, apesar de sempre se ter considerado inocente. Agora Jan está em liberdade e tem uma segunda oportunidade para fazer alguma coisa com a sua vida. Organista dotado, arranja trabalho numa igreja de Oslo, onde o seu talento e boas maneiras rapidamente conquistam o respeito dos seus superiores.

E também a conquista do coração de Anna, a pastora, e do seu pequeno filho, Jens. jan decide não contar nada sobre o seu passado a Anna. Mas é esse passado que vem ter com eles. Agnes, uma professora, vem um dia à igreja numa visita de estudo e recolhece Jan Thomas, o organista, como o homem que foi condenado pela morte do seu filho...

Um excelente e intenso filme, que retrata as relações interpessoais, quando confrontadas com adversidades vividas como seja a condenação por assassinio. Trata-se de assistir a um processo de purificação, de interiorização de que todos os seres humanos são falíveis, e por conseguinte merecedores de perdão e redenção. A simples condenação provavelmente não faz efeito naqueles que falham! É um filme rico nas intrepertações de todos os intervenientes, destacando-se a interpretação de Pal Sverre Hagen. Uma excelente fotografia bem como banda sonóra. Um belissimo exemplar do melhor cinema que se faz no velho continente euporeu.


Sem comentários: