BLINDNESS

Realização: Fernando Meirelles
Actores: Julianne Moore / Mark Rufallo / Gael García Bernal
Origem: Brasil / Canadá / Japão
Ano: 2008

Uma cidade é devastada por uma epidemia instantânea de "cegueira branca". Face a este surto misterioso, os primeiros indivíduos a serem infectados são colocados pelas autoridades governamentais em quarentena, num hospital abandonado.

Cada dia que passa aparecem mais pacientes, e esta recém-criada "sociedade de cegos" entra em colapso. Tudo piora quando um grupo de criminosos, mais poderoso fisicamente, se sobrepõe aos fracos, racionando-lhes a comida e cometendo actos horríveis. Há, porém, uma testemunha ocular a este pesadelo: uma mulher, cuja visão não foi afectada por esta praga, que acompanha o seu marido cego para o asilo. Ali, mantendo o seu segredo, ela guia sete desconhecidos que se tornam, na sua essência, numa família.

Ela leva-os para fora da quarentena em direcção às ruas deprimentes da cidade, que viram todos os vestígios de uma civilização entrar em colapso. A viagem destes é plena de perigos, mas a mulher guia-os numa luta contra os piores desejos e fraquezas da raça humana, abrindo-lhes a porta para um novo mundo de esperança, onde a sua sobrevivência e redenção final reflectem a tenacidade do espírito humano.

Começo por dizer que não li a obra escrita do nobel José Saramago, contudo, acho que o filme tem valor pela sua obra, trata-se de um filme para reflectir na questão da existência humana, na capacidade de solidariedade e inter-ajuda, na forma como dependemos uns dos outros enquando sociedade e os conflitos que daí advém... conflitos esses que são levados ao extremo, a cegueira é um mero pretexto para chegar a este enfoque e para mais facilmente compreendermos que a familia humana, necessita de consensos para tornar o mundo, num sítio onde se possa viver condignamente e claro está, isto só é possivel na base do amor puro... amor pelo amor e não pelo sexo!! ... à parte das filosofias, as interpretações foram boas mas não surpreendem ... já vi melhores desempenhos da Julianne Moore e do Gael García Bernal, sinceramente esperava mais destes dois grandes actores!

1 comentário:

Anónimo disse...

Fantastico filme que retrata de uma maneira nua e crua.. a natureza humana...
Tambem não li o livro... mas goste muito do filme... tendo em conta a complexidade de filmar um filme que retrata a cegueira dessa forma, axo que esta muito bem filmado...
ass. Sem Nick ;)