CASSANDRA'S DREAM

Realização: Woody Allen
Actores: Colin Farrell / Ewan McGregor / Hayley Atwell / Tom Wilkinson
País de Origem: E.U.A. / Reino Unido
Ano: 2007

"Cassandra" é o nome de um pequeno veleiro, adquirido por dois irmãos (Colin Farrell e Ewan McGregor), oriundos duma típica família britânica, da classe média, que vivem na esperança de mudar as suas vidas para melhor. Um é viciado em jogo, vivendo o problema das dívidas contraídas nesse vício; o outro, trabalha na gestão de um pequeno negócio famíliar mas, anseia um futuro fora dali, e é apaixonado por uma bela e jovem actriz (Hayley Atwell). O suporte financeiro desta família é o tio (Tom Wilkinson), um bem sucedido homem de negócio, mas cuja origem da sua riqueza é de duvidosa proveniência e honestidade! Ao tio não resta outra alternativa senão pedir ajuda aos dois sobrinhos, para assassinarem a única pessoa que lhe pode arruinar a vida, após processo de investigação aos seus negócios. Os dois acabam por fazê-lo como forma de lhe mostrar gratidão, pelos apoios financeiros prestados à família... mas para sempre ficará o pesado sentimento de culpa!


Trata-se da continuação da abordagem de dramas negros e da morte em forma de homícidio, feita por Woody Allen nos últimos dois filmes (Scoop e Macth Point). Neste "O sonho de Cassandra" esse dramatismo negro é revelado pela exacerbação do sentimento de culpa, a elevação da culpa ao máximo destruindo a capacidade humana de viver em harmonia. Dada a temática do filme e a falta dos fluídos diálogos humorísticos e escarninhos, típico nas películas deste realizador, torna o filme angustiante demais.

A elevada capacidade artística e de inovação que Woody Allen habitou o seu público, com os seus filmes irreverrentes e distintos, neste filme fica-se àquem das expectativas... é mais um filme comercial igual a tantos outros, falta-lhe cravar ou vincar a marca Woody Allen! ... aguardemos pela ressuscitação do verdadeiro Woody Allen, quiçá no seu próximo filme, gravado na belissima cidade de Barcelona!

1 comentário:

Anónimo disse...

Uau!!! Temos um crítico profissional!!! Boa, gostei!

Marina